quarta-feira, 11 de julho de 2012

Greenpeace e A hora do Planeta.

Quando falamos em preservação do meio ambiente, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça (e com razão) é aquele chavão já batido e conhecido por todos (e que nem por isso deixa de ser uma grande verdade): "se cada um fizer sua parte, o mundo será melhor". Sim! Já estamos carecas de saber que ações fechar o chuveiro enquanto nos ensaboamos e a torneira enquanto ensaboamos a louça, e guardar o óleo de cozinha em uma garrafa PET antes de jogá-lo fora, são de grande importância para o planeta, mas algumas instituições ou projetos querem ir muito além disso. Dois exemplos são o GREENPEACE e a HORA DO PLANETA.

Greenpeace é uma organização não governamental com sede em Amsterdã, nos Países Baixos e com escritórios espalhados em 40 paísesAtua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas, clima, energia nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos e energia renovável. A organização busca sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios. O negócio desses caras é botar mesmo a boca no trombone da forma mais direta possível, e geralmente o fazem em formas de propagandas e protestos que você com certeza já deve ter visto pela internet e até mesmo na TV. Clique AQUI para ver algumas propagandas da ONG. Informe-se mais no site GREENPEACE BRASIL.


Já a Hora do Planeta é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais. Já em 2009, foram 3922 cidades em 88 países do globo. A cada ano esse movimento cresce e mais cidades apagam suas luzes tornando o espetáculo ainda mais belo! Se quer saber mais sobre essa iniciativa, confira o site HORA DO PLANETA e veja também o vídeo da hora do planeta 2012 clicando AQUI!

Sustentabilidade na BALADA.

Que você já deve ter ouvido falar em sustentabilidade, disso não temos dúvidas. Mas já tinha escutado alguma coisa sobre BALADA SUSTENTÁVEL? Se sim, boa! Isso significa que você já anda por dentro dos assuntos que podem ajudar a melhorar a vida do planeta, mesmo que em uma pequena parcela! Se não, é pra já que vai ficar informadíssimo à respeito dessa iniciativa, que além de incluir modernidade, tecnologia e diversão, ainda tem tudo a ver com o estilo de vida voltado ao bem estar do nosso planeta!


É só clicar AQUI e ir diretinho para a matéria no site da revista SUPER INTERESSANTE, que vai te ajudar a entender melhor como funciona essa parada.

O primeiro night clube sustentável do mundo chama-se Surya, e fica em Londres. Para saber mais sobre é só clicar ir direto ao site DUNIVERSO.COM  e conferir!



Na balada sustentável: o público pula, o chão balança, e a pista de dança produz a energia consumida no estabelecimento. Além disso bebidas são servidas em copos biodegradáveis e aquele que prova que foi a pé, de bicicleta ou transporte coletivo  não precisa pagar as 10 libras necessárias para entrar. Um sistema de reaproveitamento de água para jogar nos vasos sanitários também deverá entrar no projeto.

domingo, 1 de julho de 2012

Chico Anysio não é só o Professor Raimundo.


Esse ano morreu um dos grandes nomes do cenário artístico brasileiro, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio. Mas o que muita gente não sabe é que, além de humorista, Chico também foi ator, dublador, compositor, escritor e pintor. É! Isso aí, caro leitor, a arte desse cara não se resume à Escolinha do Professor Raimundo (programa que mais o popularizou).  Prova de seu brilhantismo artístico é o texto "Mundo Moderno", de sua autoria, construído apenas com palavras começadas com a letra M. A habilidade de Chico Anysio preencheu as lacunas que poderiam ser deixadas pela falta de preposições, artigos, pronomes no texto, que foi construído basicamente com substantivos, adjetivos e verbos. Além disso, o texto mostra uma grande sensibilidade à respeito da realidade cotidiana do nosso Mundo Moderno. Confiram!




Mundo Moderno
Chico Anysio

Mundo moderno, marco malévolo, mesclando mentiras, modificando maneiras, mascarando maracutaias, majestoso manicômio. Meu monólogo mostra mentiras, mazelas, misérias, massacres, miscigenação, morticínio – maior maldade mundial.

Madrugada, matuto magro, macrocéfalo, mastiga média morna. Monta matungo malhado munindo machado, martelo, mochila murcha, margeia mata maior. Manhãzinha, move moinho, moendo macaxeira, mandioca. Meio-dia mata marreco, manjar melhorzinho. Meia-noite, mima mulherzinha mimosa, Maria morena, momento maravilha, motivação mútua, mas monocórdia mesmice. Muitos migram, macilentos, maltrapilhos. Morarão modestamente, malocas metropolitanas, mocambos miseráveis. Menos moral, menos mantimentos, mais menosprezo. Metade morre.

Mundo maligno, misturando mendigos maltratados, menores metralhados, militares mandões, meretrizes, maratonas, mocinhas, meras meninas, mariposas mortificando-se moralmente, modestas moças maculadas, mercenárias mulheres marcadas. Mundo medíocre. Milionários montam mansões magníficas: melhor mármore, mobília mirabolante, máxima megalomania, mordomo, Mercedes, motorista, mãos… Magnatas manobrando milhões, mas maioria morre minguando. Moradia meia-água, menos, marquise.

Mundo maluco, máquina mortífera. Mundo moderno, melhore. Melhore mais, melhore muito, melhore mesmo. Merecemos. Maldito mundo moderno, mundinho merda.


 Se gostou, não gostou, ou quer dar sua opinião sobre o texto, TÁ ESPERANDO O QUE? Comenta aí! =)