quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tema de redação


REVISTA VEJA: CONTRIBUINDO PARA UM PAÍS PIOR.
Como a maioria dos brasileiros, adoro novela. Acredito que as novelas no Brasil são um mapa social,um estudo que revela o que o brasileiro sente em relação a muitas coisas. E hoje na fila do supermercado vi a capa da Revista Veja desta semana,as duas personagens principais da novela Avenida Brasil, Nina e Carminha.
Não acreditei. Sei que a Revista Veja não representa muito a realidade do país, é apenas um manual para a classe média, que sem ela surtaria, sairiam as ruas babando, sem saber que filme assistir, que comida comprar e o que consumir ou pensar. Mesmo assim a revista tem uma circulação enorme e assusta pensar que estamos no meio de um dos maiores escândalos de corrupção do país, O Mensalão, que demos um vexame histórico nas Olimpíadas e a VEJA tem coragem de dar a capa a uma novela, como se fosse revista de fofoca.
Quando digo que o Brasil deu vexame nas olimpíadas, me refiro à visão do resto mundo, não dos próprios brasileiros. Para todos nós é normal saber que neste país ninguém apoia os atletas, que raramente contam com patrocínio. Sabemos que os atletas brasileiros costumam estar largados (apesar de importância do esporte) e que o governo nem perde seu tempo com eles. Porém, para o mundo somos a sexta maior economia do planeta, somos os ricos agora, e, penso eu, ao ver a maneira como a delegação brasileira entrou na abertura dos jogos, sambando e sorrindo (como é costume de nosso povo), devem ter esperado mais de seu desempenho atlético. E uma revista de tal alcance como é a VEJA resolve perder tempo com uma novela.
O que alegam a respeito é que a novela é sucesso, e por isso mereceu a capa. Não duvido que seja, mas não o enredo da novela não é o fato principal de nosso país, não podemos chegar a esse nível de alienação. Inacreditavelmente, a revista diz que a novela é um fenômeno, ora, fenômeno é um país que é a sexta economia do planeta e tem tanta miséria, 15 milhões de analfabetos e 200 mil moradores de rua e 20% da população vive sem saneamento básico, isso sim é um fenômeno.
[Texto Retirado e adaptado do blog Síndrome do Mundo Moderno: WWW.sindromemm.blogspot.com]


Em tempos da cibercultura,onde a informação tende a circular de forma muito rápida, os leitores e a própria mídia (especialmente virtual) estão mais preocupados em dar informações rápidas do que em formar o leitor a respeito de determinado assunto, o que contribui grandemente com o processo de alienação dos receptores de notícias. Quais foram as últimas reportagens que você leu? Conseguiu lê-las inteiras? Elas eram extensas? O que você pensou a respeito do assunto? Ao ler uma notícia ou reportagem, você procura alguma outra fonte de informação? Discute com seus amigos ou pessoas da sua família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário