quarta-feira, 11 de julho de 2012

Greenpeace e A hora do Planeta.

Quando falamos em preservação do meio ambiente, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça (e com razão) é aquele chavão já batido e conhecido por todos (e que nem por isso deixa de ser uma grande verdade): "se cada um fizer sua parte, o mundo será melhor". Sim! Já estamos carecas de saber que ações fechar o chuveiro enquanto nos ensaboamos e a torneira enquanto ensaboamos a louça, e guardar o óleo de cozinha em uma garrafa PET antes de jogá-lo fora, são de grande importância para o planeta, mas algumas instituições ou projetos querem ir muito além disso. Dois exemplos são o GREENPEACE e a HORA DO PLANETA.

Greenpeace é uma organização não governamental com sede em Amsterdã, nos Países Baixos e com escritórios espalhados em 40 paísesAtua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas, clima, energia nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos e energia renovável. A organização busca sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios. O negócio desses caras é botar mesmo a boca no trombone da forma mais direta possível, e geralmente o fazem em formas de propagandas e protestos que você com certeza já deve ter visto pela internet e até mesmo na TV. Clique AQUI para ver algumas propagandas da ONG. Informe-se mais no site GREENPEACE BRASIL.


Já a Hora do Planeta é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais. Já em 2009, foram 3922 cidades em 88 países do globo. A cada ano esse movimento cresce e mais cidades apagam suas luzes tornando o espetáculo ainda mais belo! Se quer saber mais sobre essa iniciativa, confira o site HORA DO PLANETA e veja também o vídeo da hora do planeta 2012 clicando AQUI!

Um comentário:

  1. Os sites destas ONG´s são mesmo muito legais... Muito bom a gente conhecer e se informar sobre estes assuntos que são universais... Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir