segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PARA SABER MAIS DE MATEMÁTICA . . .

Para aqueles que gostam e Matemática, e para aqueles que adoram ler, hoje viemos aqui para indicar LOGICOMIX, um livro que fala sobre uma jornada épica em busca da verdade... Que tal?

Numa boa história, o autor consegue fazer com que o leitor viva a vida de outra pessoa - a vida do protagonista. Em LOGICOMIX os autores (gregos) conseguiram esse efeito das boas histórias: por algumas horas, o leitor ocupa o lugar de Bertrand Russell, um dos mais importantes matemáticos do século 20.

O leitor vive o dia em que debaixo de chuva o menino Bertie chega pela primeira vez à casa dos avós, com quem vai morar depois que sua irmã, sua mãe e seu pai desaparecem. Vive as noites em que Bertie passa medos ao ouvir uivos e gemidos fantasmagóricos ecoando pela  enorme casa da avô. Vive o momento no qual pela primeira vez Bertie prova sozinho um dos postulados de Euclides: se dois angulos de um triangulo qualquer sao iguais entao dois lados adjacentes sao iguais. Bertei sente uma onda de prazer e exclama: "É COMO MÁGICA!" o personagem vive o dia em que entra no mausoléu da familia Russell, e descobre que sua irmã, sua mãe e seu pai estao mortos.

imagem ilustrativa do interior do livro

Junto com Bertrand Russell, o leitor viaja pela Europa para conhecer outros matemáticos famosos cara a cara, e encontra Gottlob Frege cuidando de rosas, Georg Cantor no hospicio, Henri Poincaré e David Hilbert no Congresso Internacional de Matemáticos de 1900 (em Paris). E o leitor conversa muito com Alfred North Whitehead, com quem Bertrand passou dez anos escrevendo os tres volumes do Principia Mathematica, com mais de mil páginas, 362 das quais para provar que 1 + 1 = 2 é indiscutivelmente dois.

Assim como Bertrand, o leitor também se apaixona pela linda mulher de Whitehead.
Os autores de Logicomix fazem o leitor entender o que é um matemático - um ser humano como tantos outros, mas também é um tipo de explorador, que investiga as regiões mais remotas de nosso raciocinio.



Assim é LOGICOMIX, quer conhecer?



O livro foi publicado pela editora
WMF Martins Fontes 2010.


















Fonte: Revista Cálculo MATEMÁTICA PARA TODOS {Ano 1 N'1}
Editora segmento: http://www.editorasegmento.com.br/RevistasDetalhes.aspx?item=13

Nenhum comentário:

Postar um comentário