sábado, 16 de abril de 2011

Novo Acordo Ortográfico



Gente! Acabo de pensar que esse ano está passando mega rápido, não acham? E pensando nisso me assustei em pensar que 2012 está bem aí! E o susto não foi só por causa do calendário Maia, não! Foi porque é em 2012 que começará a vigorar definitivamente o uso do NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO! É isso aí. Será que estamos preparados? SUSTO! Pensando nisso, achei legal colocar aqui um texto divertidíssimo da escritora TATI BERNARDI, em que ela fala sobre as mudanças no português que mexeram com a cabeça dela, e com a de todo mundo, diga-se de passagem! O texto chama-se MEXERAM COM O PORTUGUÊS, vai aí um pedacinho dele:

"Para tudo! Não me conformo com enjoo sem circunflexo. Sentir enjoo, ao menos pra mim, é a pior coisa do mundo. É a certeza de que tudo vai muito mal, deu muito errado, saiu do controle. Tem que ter intensidade, tem que ser acentuado. Transformaram o passar mal numa coisa que passa desapercebida (ou despercebida?). Tiraram o drama do enjoo. Tiraram a dramaticidade de quem briga e grita "paraaa tudooo".

Ideia sem acento é outra coisa que me mata. Porque quando temos uma, a vida flui, abre um chacra no topo da nossa cabeça (meu psiquiatra espírita que disse). Os braços se abrem em alegria. A lâmpada surge em cima da cabeça. O mundo pede um acento pra isso. Ideeeeia. Ninguém tem uma ideia. A gente tem uma ideeeeia. Porque ideia fraca nem chega a classificar ideia. Ideia serve pra se destacar, não? Paranoia serve pra ser sentida até suas últimas consequências sem trema. Assim como estreia. Ninguém estreia pra passar despercebido (ou desapercebido?). É duro ter apego a uma verdade e de repente (ainda bem que não inventaram de ser "derrepente") ela passar a ser incorreta. Eu tinha muito apego às minhas ideias com acento. Mas crase nunca soube usar direito e eles insistem em manter: afinal, "às minhas ideias" têm crase?"


Quer ver o final desse texto? CLIQUE AQUI e abra um link direto para o blog dessa escritora jovem que está fazendo o maior sucesso na net!
Quer saber mais sobre a Tati Bernardi? CLIQUE AQUI e veja o que a escritora diz a seu próprio respeito e a respeito de seu blog!

O que mais atrai no discurso dessa mulher mega versátil é a sua linguagem simples e divertida, que sabe comover e ao mesmo tempo fazer rir de seus próprios dramas, sem deixar de dar sua pitadinha de crítica às situações que considera hipócritas ou entediantes. Sua linguagem coloquial e muito próxima de nosso cotidiano tem atraído o público jovem, e principalmente feminino pelo despojamento e franqueza em relação às dúvidas e dramas que em geral são tratados como tabus ou com vergonha. Tati é desbocada e livre, muito livre! Vale à pena conferir!

Um comentário:

  1. Esse texto é muito bom. Já o conhecia de outras leituras; concordo com a ideeeia (´) da autora. A crase que muitos têm dúvidas permanece em nossa ortográfia: que "pilhéria", não é? Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir