quarta-feira, 27 de abril de 2011

O lixo e a purpurina de Caio Fernando Abreu


Assustado, inseguro, sozinho, cada vez mais faminto e triste, o homem que acreditava continuava caminhando. Chorava às vezes, rezava sempre. Pensava em fadas o tempo todo. E sem ninguém saber, em segredo, cada vez mais: acreditava, acreditava.

(Caio F. - Uma história de fadas, in: Pequenas Epifanias)


Você que é antenado na internet e no mundo da literatura provavelmente já deve ter ouvido falar ou lido alguma coisa a respeito dele. Era Caio Fernando Loureiro de Abreu, mas assinava Caio F., o primo intelectualizado da Cristiane. Se você não conhece a história, a obra, as cartas desse cara, com certeza já passou da hora de conhecer! Considerado um fotógrafo da fragmentação contemporânea, esse Gaúcho foi um grande descritor da famosa "geração do desbunde", que surgiu no fim dos anos 70. Caio Fernando Abreu tratou em sua obra temas como amor, solidão, carência, sexo, drogas, homossexualidade e HIV. Numa época em que a AIDS ainda estava começando a aparecer e ser conhecida, Caio F. falou a respeito desde sempre como quem participa do medo dos chamados "grupos de risco". E participou. Morreu em decorrência da AIDS no ano de 1996.
Hoje em dia esse autor que sabia falar de maneira agressiva e repulsiva, mas também de forma sutil sobre variados temas, alcançou o auge do seu sucesso. Nunca se falou nem se escreveu tanto sobre Caio Fernando. Suas frases de efeito marcantes que mexem à fundo com muita gente e explicam com exatidão o que todos sentimos ás vezes, circulam freneticamente pela internet e fazem a cabeça de milhares de adolescentes brasileiros! Mas não se engane, Caio não fala apenas de coisas que afagam a alma, fala também da sujeira dessa paisagem urbana e de angústias muito profundas!


Pra que você possa conhecer melhor a obra desse grande autor selecionamos dois sites interessantíssimos. Um deles é pra você que adora belas passagens e belas fotografias, é o TUMBLR CAIO FERNANDO ABREU, escrito pela Odhara Caroline, uma adolescente assim como você. O mais legal desse site é que além de ser liiindo de viver e ter várias frases mega legais, tem uma "idealizadora" por assim dizer, que gosta mesmo da obra e preocupa-se em dar as referências a cada fragmento escrito, do conto e do livro do qual foi retirado. Isso evita que você fique perdido sem saber onde procurar o resto do conto que lhe interessou, e evita também que a autoria desse fragmento esteja trocada! Não é o máximo? Beleza, cultura, e referências seguras, tudo numa mesma página! Quer conhecer o site? Então clique AQUI!!
Outro site muito legal que você pode acessar pra se informar e conhecer melhor a respeito desse cara de quem até as cartas pessoais aos amigos viraram material literário é o SEM AMOR SÓ A LOUCURA. Um blog que disponibiliza vááários contos do Caio na íntegra, organizados pelos livros em que estão. Lá também tem uma busca rápida por palavras chave que te leva rapidinho ao conto procurado! CLIQUE AQUI para conhecer melhor!
Uma dica é ver o tumblr do Caio, ver do que mais gostou, olhar a referência e procurar pelo conto na íntegra no site indicado acima! Ou você pode também começar pelos livros. O mais famoso dele chama-se "Morangos Mofados". Não perca tempo! Confira agora e faça uma viagem pelos anos 70, 80 e 90. Tenho certeza que vai gostar muito!


Um comentário:

  1. Bom não conhecia a história de Caio Fernando Abreu, pois nem tinha ouvido falar, mas agora conheço, o texto foi bem escrito, muito bom, gostei.

    ResponderExcluir