domingo, 17 de abril de 2011

Repensar a Educação.

Formado em Teologia, com título de Mestre pelo Union Theological Seminary, Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Princeton Theological Seminary, psicanalista formado pela Sociedade Paulista de Psicanálise. Essas são apenas algumas das informações do currículo de RUBEM ALVES, que além disso é também professor e escritor. Autor do livro educacional A alegria de ensinar, esse cara mega inteligente e de discurso agradabilíssimo dá sua opinião sobre o sistema educacional em sua crônica Gaiolas e Asas, em que repensa a educação de modo livre e incentivador. Olha só um trechinho do que ele diz:

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.Esc olas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Gostou? Quer ler este texto na íntegra? Então CLIQUE AQUI. O texto está disponibilizado no site do próprio Rubem A CASA DE RUBEM ALVES. A idéia do autor foi fazer com que o leitor sinta-se em casa, dê uma volta pela sua cozinha, por seu quarto de badulaques, seu jardim, seu hall de entrada... e funcionou! Entrando no site a gente se sente em casa e desfruta de textos leves, super prazerosos! Vale muito a pena ver e conhecer um pouquinho mais da obra dessa cara super cabeça!
 
Quer saber mais ainda sobre Rubem Alves? CLIQUE AQUI, acesse o site RELEITURAS e saiba mais sobre as obras e os feitos do autor. Pra complementar e ajudar o pessoal do PIBID E LEITURA, deixando-nos um comentário: e aí, você concorda com essa perspectiva da educação? Fale conosco!
 
Beijo e até!
 

Um comentário:

  1. Rubem Alves é leitura indispensável pra todos que pensam e vivem a educação. Para professores e alunos, para os pais dos alunos, para os amigos dos professores e os vizinhos dos alunos, enfim, pra todos nós que somos aprendizes do bem viver, Rubem Alves mostra o simples e o universal no seu jeito poético e profundo de ver a vida. Boa indicação!!!!!!!!

    Agameton

    ResponderExcluir