segunda-feira, 13 de junho de 2011

123º aniversário de Fernando Pessoa



Hoje até o Google comemora o aniversário de número 123 de Fernando Pessoa. Logo, nada mais apropriado que justamente nesta data falar um pouco do maior poeta da Literatura Portuguesa.
A obra de Fernando Pessoa é de fato riquíssima e muito famosa pelos seus heterônimos. Mas o que é isso? Em diferença dos pseudônimos (que são nomes falsos usados por autores que desejem esconder a própria identidade) os heterônimos são como se "pseudônimos-personagens", com personalidade e opiniões próprias, como diz o site INFO ESCOLA que traz um resumo bem curtinho sobre a vida desse escritor.
Os principais heterônimos de Pessoa são ALBERTO CAEIRO, ÁLVARO DE CAMPOS, e RICARDO REIS, e para cada um deles o poeta criou uma biografia. Não é interessante e curiosa a vida e a obra desse cara que, apesar de levar uma vida comum e pacata, conseguiu marcar a literatura com a extraordinária criatividade de sua mente?
Bom, pra você que deseja saber ainda um pouco mais sobre sua história, o poeta Frederico Barbosa disponibilizou em seu site FRED B um resumo um pouco mais extenso, bem simples de entender, com fotos e fatos da vida de Pessoa, além de informações mais detalhadas sobre a obra de cada um de seus heterônimos.
Esperamos que aproveite bastante caro leitor! E encerramos este post com o poema mais famoso desse gênio literário:


AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.


E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário