sábado, 18 de junho de 2011

Portal do professor - aulas prontas

Professor, click no link abaixo e encontre muitas propostas de aulas prontinhas e bem elaboradas! Veja um exemplo de interpretação de uma charge do Hagar.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8131 

 Aula 1
Atividade
Para se formar um leitor proficiente é de fundamental importância o trabalho com conhecimento prévio dos alunos, uma vez que esse conhecimento estabelece uma ponte entre aquilo que eles já sabem e os sentidos possíveis do texto para eles  em um determinado momento e em dadas condições de  interlocução. Durante a leitura, o leitor usa o conhecimento prévio ao realizar inferências, relacionar diferentes partes do texto e tirar conclusões. Portanto, para ser um leitor competente, o aluno deverá ser capaz de retirar do texto informações explícitas e implícitas. São as pistas linguísticas fornecidas pelo texto  que possibi litam o leitor   a ler nas entrelinhas.
Como a tividade de leitura,   o professor deverá entregar aos alunos cópias das tirinhas do Hagar ou levá-los ao laboratório de Informática para que acessem os sites  onde elas se encontram . Na sequência, deverá pedir aos estudantes que respondan às perguntas referentes a elas.
TIRINHA A


Disponível em:
http://framos.files.wordpress.com/2008/05/hagar.jpg


1. Sobre a tirinha A, responda:
a. Qual é a informação que pode ser pressuposta, na fala do primeiro balão?
b. O que se pode inferir da resposta do Hagar no último balão?
c. É possível estabelecer uma relação entre a resposta de Hagar à pergunta que lhe foi feita e  o sistema capitalista?
d. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter para  dar sentido à tira?
Importante:
Professor, para a leitura da charge (a), o aluno precisará saber que o mundo vive (e sempre viveu) em guerras, porque um país quer comandar o outro. A relação que poderá ser estabelecida entre a resposta de Hagar e o capitalismo é que a violência social é gerada por esse sistema. Pode-se concluir, portanto, que sempre houve e sempre haverá a exploração de um ser humano por outro.

2 comentários:

  1. Adorei sua abordagem, as pergutas permitem diversas inferências e é possível adaptá-las a perguntas subjetivas que dão ao aluno uma assimilação do conteúdo abordado pela análise da charge.

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo, interessante e atual!

    ResponderExcluir