segunda-feira, 27 de junho de 2011

Você já ouviu falar sobre POESIA VISUAL? E POEMA CONCRETO?

Mas, vocês já devem saber que muitas poesias tem a combinação de rimas, e provocam o sentimento do belo. Não é? Vejam essas:                                                    
Poema visual: E. M. de Melo e Castro

Poema visual: Ronaldo Azeredo

Tecnicamente, poesia concreta é a denominação de uma prática poética, cristalizada na década de 50, que tem como características básicas: a abolição do verso; a apresentação "verbivocovisual", ou seja, a organização do texto segundo critérios que enfatizem os valores gráficos e fônicos relacionais das palavras; a eliminação ou rarefação dos laços da sintaxe lógico-discursiva em prol de uma conexão direta entre as palavras, orientada principalmente por associações paronomásticas.
As composições poéticas desses poemas que você viu acima, são exatamente assim, tem como tendência o verso livre, de comprimento, métrica, e ritmo variável. Assim são definidas as POESIAS VISUAIS E OS POEMAS CONCRETOS. Uma grande descaracterização das formas tradicionais do poema ocorreu no Brasil a partir do CONCRETISMO. Eis, abaixo um poema concreto de uma dos fundadores do movimento:


Gostou? Então saiba mais em:

http://wn.com/Haroldo_de_Campos__Um_poeta_contra_o_t%C3%A9dio_trilha_de_FCLG
http://concretismo3-ano.blogspot.com/2008/10/nasce-morre.html

E depois, divida com a gente tudo o que você aprendeu, dê dicas de um poema que você quer ver aqui. Ou, use sua criatividade e coloque seu poema croncreto ou visual AQUI...
Estamos esperando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário