segunda-feira, 13 de junho de 2011

Para você que gosta...de Biologia!


Revistas de divulgação científica sempre foram uma grande deficiência do mercado editorial brasileiro. Para os interessados em biologia, e nas demais ciências da vida, só restavam duas opções:  A primeira seria, ter acesso a periódicos de instituições de ensino, ou pesquisa, que são de uma periodicidade pequena, em média uma edição por trimestre, e de temática bem limitada. Em segundo lugar, seria dominar um segundo idioma e gastar muito dinheiro comprando revistas em outro idioma.
             Felizmente o período das “vacas magras” acabou, hoje o publico leitor das revistas cientificas podem ter acesso a duas conceituadas revistas: Scientific American e Knowledge (Conhecer).
           A Scientific Americam ganhou uma edição brasileira a pouco mais de cinco anos, o que é pouco tempo perto dos seus mais de 100 anos de existência. Ao longo dos anos a qualidade editorial da revista à tornou uma das mais conceituadas revistas de divulgação cientifica do mundo. Para os amantes das ciências biológicas a revista é uma ótima opção, já que suas matérias apontam tendências, divulgam pesquisas e descobertas. Não apenas da biologia, mas de todos os campos do saber. Para os leitores menos acostumados com termos científicos mais complexos ela é leitura difícil. Suas matérias e artigos são geralmente escritos pelos próprios pesquisadores, cientistas, o que a torna uma ótima referencia para universitários, professores, e entusiastas das ciências em geral.
A outra revista que aportou no Brasil foi a Knowlegde, que aqui teve seu nome alterado para Conhecer. A pouco mais de um ano no Brasil, essa revista chegou para disputar leitores com uma velha conhecida dos publico brasileiro, a revista Superinteressante. A Conhecer veio trazer qualidade, e simplicidade, para os leitores. É ótima pra estudantes do ensino médio, que estão travando o primeiro contato com a leitura de assuntos científicos, e para professores que querem aproximar seus alunos da leitura científica. Para os que gostam de leitura de biologia a Conhecer também tem em suas páginas ótimas reportagens, que aliam textos de fácil entendimento com infográficos, fotos e tabelas de fácil interpretação.
        O mercado de revistas cientificas e de divulgação vem crescendo no Brasil, o que é bom para os leitores que passam a ter um número maior de opções. Assim, que venham novas revistas, o leitor brasileiro agradece!

Texto: Kleiton C. Teixeira, acadêmico do curso de Biologia-UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário