terça-feira, 14 de junho de 2011

O misterioso e o sinistro na literatura brasileira

Olá caro leitor! Você é daqueles que gostam de filmes de terror, histórias sinistras, cheias de suspense e mistério? Sabia que esses elementos podem ser encontrados também na literatura brasileira? Um exemplo disso é o conto VENHA VER O PÔR-DO-SOL, da escritora LYGIA FAGUNDES TELLES. A história que narra o encontro de dois ex-namorados em um cemitério abandonado toma rumos surpreendentes e tem um desfecho de arrepiar! Confira um pequeno trecho:

"- Há séculos ninguém mais é enterrado aqui, acho que nem os ossos sobraram, que bobagem. Vem comigo, pode me dar o braço, não tenha medo…

O mato rasteiro dominava tudo. E, não satisfeito de ter se alastrado furioso pelos canteiros, subira pelas sepulturas, infiltrando-se ávido pelos rachões dos mármores, invadira alamedas de pedregulhos esverdinhados, como se quisesse com a sua violenta força de vida cobrir para sempre os últimos vestígios da morte. Foram andando vagarosamente pela longa alameda banhada de sol. Os passos de ambos ressoavam sonoros como uma estranha música feita do som das folhas secas trituradas sobre os pedregulhos. Amuada mas obediente, ela se deixava conduzir como uma criança. Às vezes mostrava certa curiosidade por uma ou outra sepultura com os pálidos medalhões de retratos esmaltados.
- É imenso, hem? E tão miserável, nunca vi um cemitério mais miserável, é deprimente – exclamou ela atirando a ponta do cigarro na direção de um anjinho de cabeça decepada.- Vamos embora, Ricardo, chega."

Gostou? Para ler o conto na íntegra CLIQUE AQUI!







CURTIU A LEITURA? ENTÃO SAIBA MAIS!

Os sentimentos exagerados do personagem Ricardo, são marcantes em toda narrativa, e dessa forma faz com que o conto possa ser comparado a outra grandiosa obra: Otelo de WILLIAM SHAKES
PEARE. Lygia Fagundes Telles literalmente prende os leitores, fazendo-os imaginar de que forma foi a morte de Raquel e quanto tempo ela demorou para morrer. É um conto belíssimo e muito misterioso. Uma outra dica de história com a mesma temática sinistra, é o conto AS FORMIGAS da mesma autora.

Para saber mais sobre Lygia Fagundes Telles e sua obra, vá ao site RELEITURAS agora mesmo e fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário